sexta-feira, 25 de maio de 2012

AJUDA HUMANITÁRIA - Hospital de Campanha da FAB atende vítimas das enchentes no Amazonas

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


Foto: Sd Roseberque/Sd Jacaúna 

O Hospital de Campanha (HCAMP) Fluvial da Força Aérea atende a população atingida pelas cheias do Rio Solimões no Amazonas. Depois de percorrer o distrito de Moura, a cidade de Barcelos e o Bairro de São Raimundo em Manaus, nas últimas semanas, o Hospital de Campanha (HCAMP) Fluvial da Força Aérea presta assistência médica desde terça-feira (22/5) aos moradores da cidade de Careiro da Várzea, a 29 quilômetros de Manaus, que sofre com a situação de calamidade pública devido à cheia histórica deste ano.

Com uma equipe composta por dois clínicos-gerais, um pediatra e cinco enfermeiros, o HCAMP deve permanecer no local por mais 30 dias.Os moradores de Careiro da Várzea bem como os das áreas rurais do entorno do município têm procurado pelos médicos da FAB com queixas freqüentes de diarréia e dermatites, comuns nessa situação. Com a cheia, ainda surgem problemas como maior contato da população com animais peçonhentos, tais como escorpiões, cobras, ratos e aranhas, além do aumento da incidência de ataques de jacarés a animais domésticos na área rural.

Para Valdízia Nogueira dos Santos, 42, moradora do Ramal do Cambixe, distrito do Careiro da Várzea, o atendimento realizado no Hospital da FAB é ótimo para a população. “Para mim, vocês nunca mais iriam embora”, completou.

Por causa dos alagamentos,  cerca de 200 jovens da região receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e realizaram o Juramento à Bandeira Nacional hasteada no pátio do HCAMP fluvial. O grupo também recebeu hipoclorito de sódio e camisinhas, distribuídas pala farmácia do HCAMP.



Fonte: ACS / COMAR7