quinta-feira, 31 de maio de 2012

Integrantes do Poder Judiciário acompanham lançamento no CLA

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

 Foto: Sgt Augusto/CLA

Comitiva do Judiciário na nova TMI  
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta quinta-feira (24/5) a visita de autoridades do Poder Judiciário.  A comitiva foi composta pela Desembargadora Federal Maria Helena Cisne, presidente do Tribunal Regional Federal – 2ª Região e pelas Desembargadoras Federais Neuza Maria da Silva e Mônica Sifuentes, ambas do tribunal Regional Federal – 1ª Região. Ainda estiveram na visita, Hélia Maria Bettero, Procuradora Geral da União e Ana Luisa Figueiredo de Carvalho, Procuradora Regional da União – 1ª Região. O Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço, Brigadeiro Engenheiro Carlos Antonio de Magalhães Kasemodel também esteve presente. Advogados da União e Juízes Federais, inclusive do estado do Maranhão, acompanharam a comitiva que teve a participação de representantes do Exército e da Marinha. 

Durante a visita, os magistrados puderam acompanhar do Auditório da Sala de Controle, o lançamento real do Foguete de Treinamento Básico (FTB) dentro das atividades da Operação Águia I, no CLA. Após acompanharem o lançamento, a comitiva participou de uma apresentação institucional do Centro ministrada pelo Tenente Coronel César Demétrio Santos, Diretor Interino do CLA. Na apresentação, o Tenente Coronel Demétrio mostrou detalhes como histórico da unidade e do Programa Espacial Brasileiro, infraestrutura e meios atualmente disponíveis, avanços com a modernização das instalações como Casamata e Sala de Controle e implantação do Circuito Fechado de TV (CFTV), as operações já realizadas e operações futuras a exemplo do Veículo Lançador de Satélite (VLS) e do foguete Cyclone IV a ser lançado pela binacional brasileira-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS). A visita foi encerrada no Setor de Preparação e Lançamento (SPL), onde os integrantes da comitiva conheceram um modelo real do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), a nova Torre Móvel de Integração (TMI) e o lançador Universal, de onde momentos antes havia ocorrido o lançamento do FTB.

A visita faz parte de uma iniciativa da Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER) e teve por objetivo apresentar as atividades do Centro de Lançamento de Alcântara aos integrantes do Poder Judiciário. Além do CLA, a comitiva também esteve no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e na EMBRAER, ambas em São José dos Campos. 


Fonte: CLA