sábado, 12 de maio de 2012

Serie de Reportagem: Cronologia da Esquadrilha da Fumaça

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


Veja como foi a Esquadrilha da Fumaça nos passar dos anos. 



  • 1941 – Criação da Escola de Aeronáutica no Rio de Janeiro/RJ
  • 14/05/1952 – 1ª demonstração oficial da esquadrilha de instrutores de voo com as aeronaves T-6
  • 1953 - Inclusão de óleo de fumaça e a equipe é batizada, carinhosamente, pelo público de “Esquadrilha da Fumaça”
  • 1955 – A Esquadrilha passa a ter cinco aviões de uso exclusivo, com pintura e distintivos próprios
  • 1963 – A equipe é denominada oficialmente “Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira”
  • 1963 – Recebimento de sete jatos Super Fouga Magister T-24
  • 1969- A Escola de Aeronáutica passa a ser denominada Academia da Força Aérea (AFA)
  • 1971 – Transferência da AFA para Pirassununga/SP
  • 1972 – Desativação dos T-24 e retorno aos T-6
  • 1976 – Desativação dos T-6 e, após 1272 demonstrações, desativação da Esquadrilha da Fumaça
  • 1980 – Criação do Cometa Branco – grupo de instrutores de voo da AFA incentivados a reativar a Esquadrilha da Fumaça com a aeronave T-25
  • 10/07/1980 - 1ª demonstração do Cometa Branco
  • 21/10/1982 - Renascimento da Esquadrilha da Fumaça denominada oficialmente “Esquadrão de Demonstração Aérea”
  • 1983 – Chegada do T-27 Tucano
  • 2000 – Interrupção das atividades para revisão dos Tucanos
  • 2002 – Volta da Esquadrilha da Fumaça com os Tucanos pintados nas cores da bandeira do Brasil
  • 2006 – Recorde mundial com 12 aeronaves em formação de voo de dorso
 Fonte: Esquadrilha da Fumaça