Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Veja como foi a Esquadrilha da Fumaça nos passar dos anos.
- 1941 – Criação da Escola de Aeronáutica no Rio de Janeiro/RJ
- 14/05/1952 – 1ª demonstração oficial da esquadrilha de instrutores de voo com as aeronaves T-6
- 1953 - Inclusão de óleo de fumaça e a equipe é batizada, carinhosamente, pelo público de “Esquadrilha da Fumaça”
- 1955 – A Esquadrilha passa a ter cinco aviões de uso exclusivo, com pintura e distintivos próprios
- 1963 – A equipe é denominada oficialmente “Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira”
- 1963 – Recebimento de sete jatos Super Fouga Magister T-24
- 1969- A Escola de Aeronáutica passa a ser denominada Academia da Força Aérea (AFA)
- 1971 – Transferência da AFA para Pirassununga/SP
- 1972 – Desativação dos T-24 e retorno aos T-6
- 1976 – Desativação dos T-6 e, após 1272 demonstrações, desativação da Esquadrilha da Fumaça
- 1980 – Criação do Cometa Branco – grupo de instrutores de voo da AFA incentivados a reativar a Esquadrilha da Fumaça com a aeronave T-25
- 10/07/1980 - 1ª demonstração do Cometa Branco
- 21/10/1982 - Renascimento da Esquadrilha da Fumaça denominada oficialmente “Esquadrão de Demonstração Aérea”
- 1983 – Chegada do T-27 Tucano
- 2000 – Interrupção das atividades para revisão dos Tucanos
- 2002 – Volta da Esquadrilha da Fumaça com os Tucanos pintados nas cores da bandeira do Brasil
- 2006 – Recorde mundial com 12 aeronaves em formação de voo de dorso
Fonte: Esquadrilha da Fumaça