domingo, 13 de maio de 2012

Serie de Reportagem: Tire suas duvidas sobre a Esquadrilha da Fumaça Parte II.

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


Tire suas duvidas sobre a Esquadrilha da Fumaça Parte II.







Como ingressar na Esquadrilha da Fumaça?


Para ingressar na Esquadrilha da Fumaça é preciso ser oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) com 1500 horas de voo, sendo destas 800h como instrutor de voo da Academia da Força Aérea (AFA), bem como ser aprovado por um Conselho Operacional.
Para que os aviões possam voar com o máximo desempenho e total segurança, uma equipe de técnicos altamente especializados trabalha incansavelmente. Esses técnicos, formados pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), são carinhosamente chamados de “ Anjos da Guarda”. Para ser Anjo da Guarda do EDA é preciso ter dois anos de experiência na sua especialidade exercida na AFA e ser aprovado por um Conselho Operacional.
Ser integrante da Esquadrilha da Fumaça é uma das alternativas de carreira do militar da FAB. Para ingressar na carreira militar existem diversas opções, de acordo com a idade e a escolaridade, conforme divulgado no site www.fab.mil.br.

Posso visitar a sede da Esquadrilha da Fumaça?


O Esquadrão de Demonstração Aérea está reformando as suas instalações. Nesse sentido, não estamos recebendo visitas até que as obras sejam concluídas. Após esse período, basta entrar em contato conosco para agendar com antecedência.
A Academia da Força Aérea, onde o EDA está sediado, recebe visitas aos finais de semana, no horário das 9h às 16h, desde que não seja férias ou feriado prolongado. O roteiro, com duração de aproximadamente 2h, é acompanhado por um Cadete.

Quais são as músicas da Trilha Sonora da Esquadrilha da Fumaça?


A trilha sonora do Esquadrão de Demonstração Aérea trata-se de uma coletânea. Infelizmente não está à venda.

Qual é a frequência utilizada pelos pilotos durante a demonstração?


A frequência utilizada pelos pilotos durante a demonstração é reservada por questões de segurança. Ela é definida no briefing de preparação da demonstração. A interferência compromete a segurança da demonstração.

Uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça pode ser cancelada?


Os mecânicos das aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), chamados de “Anjos da Guarda”, realizam um minucioso trabalho para que os aviões possam voar com o máximo desempenho e total segurança. No entanto, as aeronaves são passíveis de falha técnica.
Outra situação que pode cancelar uma demonstração é o organizador do evento não cumprir todas as exigências para que ela ocorra dentro dos parâmetros de segurança para o público expectador e para os pilotos.
A decisão de cancelamento é prerrogativa do Comandante do EDA.
O agendamento de uma nova demonstração precisa seguir o trâmite comum de solicitação de demonstração.

Como é feita a inclusão de uma nova manobra ao display de demonstração?


Primeiramente, há uma reunião com todos os pilotos para uma avaliação da proposta da nova manobra e como ela vai se “encaixar” no display, isto é, dentro da sequencia da demonstração. Se ela for aprovada por todos, os pilotos mais experientes treinam separadamente até conhecerem muito bem a acrobacia e assim ensinar aos outros pilotos mais novos das mesmas posições.
Depois desta etapa acontece o encaixe da manobra para testar a duração e as reuniões dos aviões antes e após a nova manobra.

Existe um ranking entre as Esquadrilhas do mundo?


Não, porque as diversas esquadrilhas utilizam aviões diferentes e com características particulares. Nossa esquadrilha, todavia, é bastante admirada pelas manobras que realiza com a aeronave no dorso, ou seja, de cabeça para baixo.
Há um clima bastante cordial, pois há um grande interesse pela troca de experiências entre as equipes.

Por que é difícil voar de dorso?


Porque todos os comandos do voo ficam invertidos, ou seja, para fazer uma curva para a direita, o piloto movimenta os comandos no sentido contrário. Isso também vale para subidas e decidas.

Quando foi criada a Esquadrilha da Fumaça?


Oficialmente ela foi criada no dia 14 de maio de 1952 com a primeira demonstração na Escola de Aeronáutica – Afonsos - Rio de Janeiro. Para mais informações, leia a história da Esquadrilha clicando aqui.

Quantos displays de demonstração a Esquadrilha da Fumaça possui?


A Esquadrilha possui três displays: Bom Tempo, Mau Tempo e um específico para Feiras Internacionais.
display de Bom Tempo, quando o dia está ensolarado e sem nuvens, explora manobras verticais. O display de Mau Tempo é realizado quando há restrições meteorológicas, por causa da altura das nuvens e da visibilidade. É uma demonstração mais curta e com manobras mais horizontais.
display de feiras observa restrições com relação a voo por trás do público, pois normalmente estas demonstrações são realizadas em aeroportos com mais de uma pista, sendo que as outras pistas continuam em utilização, mesmo durante as apresentações.

O que é "Fumaça...Já!"?


É a ordem do Comandante para o acionamento da fumaça durante a demonstração. A frase, de tão tradicional, acabou virando um grito de guerra da Esquadrilha da Fumaça.

Como é a formação de um piloto da Esquadrilha da Fumaça?


Depois de ser convocado, o piloto inicia um treinamento para voar em sua posição. São, aproximadamente, 70 missões de 1 hora, que duram de dois a três meses. Após a sua estréia oficial, o piloto ainda permanece fazendo dois treinamentos antes de cada exibição.

Como é a rotina de um fumaceiro?


Todos os fumaceiros intercalam suas atividades entre o treinamento intensivo de voo e atividades administrativas. Cada um dos integrantes responde por um setor específico dentro do Esquadrão como Seção de Operações, de Material, de Pessoal e de Comunicação Social.

Os pilotos conversam durante a demonstração?


Durante toda a demonstração, os pilotos conversam entre si, via rádio. Toda essa coordenação é necessária para que o display de demonstração fique visualmente bonito para o público. Normalmente são orientações sobre a posição de cada um e a que momento será acionada a fumaça


Fonte: Esquadrilha da Fumaça 

.