quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ÁGATA 5 – FAB usa cozinha industrial móvel em Maringá

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

Fotos: Agencia Força Aérea/Sgt Johnson 

Do lado de fora, ele parece ser apenas um caminhão. No entanto, a pintura camuflada e inscrição “Intendência Operacional” mostram que não é um veículo comum. A partir dele, mais de 100 militares da Base Aérea Desdobrada de Maringá são alimentados com quatro refeições diárias durante a Operação Ágata 5. Trata-se do RODOMAPRE, a versão sobre rodas do Módulo de Alimentação a Pontos Remotos (MAPRE).
O caminhão possui uma cozinha industrial completa e veio do Depósito Central de Intendência (DCI), no Rio de Janeiro. “A comida vem pré-pronta, chegando aqui ela é regenerada no nosso caminhão e ganha temperos para que fique com sabor. O cardápio é balanceado de forma a atender prontamente as necessidades dos nossos militares”, explica o chefe da Unidade Celular de Intendência da Base Desdobrada, Tenente Intendente Juliano Martins.
Em Maringá, o RODOMAPRE supre os militares com o café da manhã, almoço, jantar e ceia. De acordo com o Sargento Diego Medeiros Duarte, que atua no rancho da Base Desdobrada, ele pode produzir qualquer tipo de alimento.
“Fazemos desde a carne assada até legumes no vapor. O risco de estragar é zero, porque no Rio de Janeiro o alimento é embalado a vácuo e congelado”, destaca ele.

Fonte: Agência Força Aérea