quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Missão Argentina - Fumaça na cerimônia dos 100 anos da FAA

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

Fotos: EDA

Aconteceu no dia 10 de agosto, a nossa primeira participação nas festividades em comemoração ao aniversário de 100 anos de criação da Força Aérea da  Argentina (FAA).
Às 11h, foi realizada a Cerimônia Militar alusiva à data, na Escola de Aviação Militar, em Córdoba, presidida pelo Ministro da Defesa do país, Dr Arturo Puricelli, acompanhado pelo Chefe de Estado Maior da FAA, Brigadeiro General Normando Constantino. Estiveram presentes autoridades civis e militares argentinas e de países vizinhos, como o Comandante da nossa Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brgadeiro Juniti Saito.
As palavras do Ministro da Defesa relembraram a criação da Instituição, enfatizando a gloriosa atuação no conflito do Atlântico-Sul que disputou a posse das Ilhas Malvinas, contra a Inglaterra, há 30 anos. Em seguida, a cerimônia contou com o desfile aéreo de aeronaves das Forças Aéreas da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e do Brasil, representada pela Esquadrilha da Fumaça. No total, 83 aeronaves desfilaram no céu argentino.
Nossa passagem com sete Tucanos T-27, em formação Delta 7 foi liderada pelo Comandante da Fumaça, Tenente Coronel Esteves, e prosseguida pelos cinco Extra 300 dos Halcones, equipe de demonstração aérea do Chile. Em terra, o desfile militar dos cadetes e demais militares do efetivo da Aeronáutica Argentina encerrou o evento.
O evento foi televisionado para todo o país, pela grande imprensa presente. Esta é uma importante oportunidade de cumprirmos a nossa missão de representar o Brasil no exterior, levando as cores da nossa Bandeira no céu da Argentina. "Fazer parte das comemorações da FAA, é algo que muito nos orgulha, pois permite estreitar ainda mais os fortes laços de amizade e camaradagem que unem as nossas Forças Aéreas e os nossos Povos. A presença da Esquadrilha da Fumaça, poderoso instrumento de divulgação, contribui para difundir a imagem da FAB, ampliando a notoriedade do Brasil no cenário internacional" - ressalta o Ten cel Esteves.
Desfile da Fumaça
Tropa da FAA
Ten Brig Juniti Saito (ao centro)
Halcones
Fonte: Esquadrão de Demonstração Aérea