quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Argentinos vibram com a Esquadrilha da Fumaça

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
                                                                         Fotos: EDA

Com muitos aplausos a Esquadrilha da Fumaça fez sua primeira demonstração no céu de Córdoba, na Argentina, no início da tarde do dia 11 de agosto.
Mais de 40 mil pessoas foram até a Escola de Aviação Militar para participar do Festival Aéreo, em comemoração ao centenário da Força Aérea Argentina (FAA), e ver de perto aeronaves militares e seu país e de países vizinhos, como Bolívia, Paraguai, Uruguai, Chile e Brasil, representado pela Fumaça.
A cada manobra, os argentinos vibravam e as acrobacias como desfolhado, cruzamento de seis aeronaves e dorsão arrancaram aplausos e as mais diversas expressões de admiração diante da capacidade da equipe brasileira em realizar tão "bárbaro"show, adjetivo esse dito com frequência pelos argentinos durante a apresentação.
Para as pequenas amigas Lurdes Luque e Agustina Pereira, de 9 anos, tudo estava lindo! "Es la segunda vez que estoy viendo el espectáculo porque me encanta e es muy lindo!" - disse a animada Lurdes.
Na platéia, uma brasileira estava emocionada em ver as cores da bandeira de seu país encantando o povo do lugar em que vive há dois anos. "Já tinha visto a Esquadrilha em São Paulo, mas agora a alegria é diferente. É muito bom ver a emoção dos argentinos pelo Brasil e é um orgulho para mim" - comentou Rosiane Angeli Goroncio, que é casada com um militar da FAA.
No momento em que os pilotos desenham um coração com a fumaça, o Maj Alexandre, que liderava esse voo, de seu avião e através da fonia, dedicou a manobra aos 100 anos da FAA, desenjando um "feliz cumpleaños", ato imediatamente agradecido com aplauso de todos.
Ao término, enquanto os aviões estavam taxiando, os agredecimentos do público com muitos aplausos e acenos nos fizeram acreditar que tínhamos conseguido realizar nossa missão, nos deixando felizes e com ainda mais vontade em realizar a segunda demonstração dessa tarde.
Após nossa primeira participação, os Halcones, equipe acrobática da Força Aérea do Chile, realizaram mais um show incrível que tirou o fôlego de todos os presentes.
Às 17 horas, a segunda exibição da Fumaça encerrou o evento e o público nos acompanhou novamente, nos recepcionando calorosamente após o pouso para fotos e a tradicional distribuição de revistas.
Agradecemos a presença de todos os argentinos que compareceram, pelo seu carinho e animação. Esperamos todos novamente no domingo para mais uma tarde inesquecível!
Fumaça... Já!!
Lurdes e Agustina
Rosiane e seu marido Vice-Comodoro Roberto Mesas
Nosso Comandante, Ten Cel Esteves, feliz em cumprir mais uma missão
Fonte: Esquadrão de Demonstração Aérea