quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Corpo de Bombeiros de São Paulo realiza homenagem da Campanha Bombeiro Sangue Bom.

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Fotos: Cb PM Alex Rodrigues/ Comando do Bombeiros SP
O Comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo realizou ontem 07 de Novembro, homenagem a pessoas e instituições que ajudaram na 9ª Campanha Bombeiro Sangue Bom, que foi realizado no mês de Julho em comemoração ao Dia do Bombeiro Brasileiro. Conseguiu arredacar numero recorde de doações 25.870 bolsas de sangue



“Doar sangue é um ato de 
amor. Ficamos extremamente gratos pela iniciativa que começou tímida em 2004. Naquele ano, conseguimos arrecadar 401 bolsas; no segundo ano chegou à casa de 500. Em nove anos de campanha arrecadamos 150 mil bolsas que têm salvado vidas em momentos críticos. Neste ano, conseguimos 25 mil bolsas. Agora, lançamos o desafio para a corporação: 40 mil bolsas em 2013”, comemora Jorge Crivoi, da Fundação Pró-Sangue.

Para conseguir chamar atenção da população as unidade do Corpo de Bombeiros atuaram em varias frentes. Também usaram campanhas na mídia como televisão, radio, jornais e parceria com iniciativa privada. “Alguns batalhões realizaram campanhas em  shopping centers, o que facilitou a adesão da população”, informa o coronel PM Marco Aurélio, comandante do Corpo de Bombeiros do interior.


“O resultado é motivo de orgulho para nossa instituição. Resgatamos 300 mil pessoas vítimas de desastres e é difícil verificar que os estoques de sangue nos hemocentros ficam, praticamente, zerados durante 
determinados períodos do ano. Por isso, a 
importância da iniciativa”, salienta o coronel PM Reginaldo Repulho, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Foram homenageados os Grupamentos de Bombeiros (GB) que tiveram o maior de doações. Em 3º lugar ficou o 13ºGB de São José do Rio Preto, o que comanda nossa região com 3357 doações 775,29%, em 2º lugar foi o 20ºGB de Araçatuba com 3668 doações 8274,45% e em 1º lugar foi o 9ºGB de Riberão Preto com 7019 doações 1438,32% e recebeu um trofeu.


“Nossa região possui muitas usinas de cana-de-açúcar, falamos com os operários 
sobre a importância da doação. Além disso, criamos alguns  spots para televisão e rádio 
de 30 segundos, que foram apresentados nas filiais da Rede Globo e Record. Outro parceiro importante para o sucesso da campanha foi a adesão da Igreja Adventista, que liberou a veiculação da campanha no seu canal 
fechado”, diz o tenente-coronel PM Paulo 
César Berto, comandante do 13º GB de São 
José do Rio Preto.  


Também foi homenageado o Programa Jornalistico da TV GLOBO o Bom Dia SP, que realiza a cobertura de divulgação desde da primeira edição.


Representante da Rede Globo recebendo a homenagem
 Todo ano o Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), realiza esta campanha para comemorar o Dia do Bombeiro Brasileiro e também aumentar o estoque de bolsas de sangues nos hemocentros de todos o estado, a campanha se realiza em todas as unidades do Corpo de Bombeiros de São Paulo. 


Como ser um sangue bom
•  Para ser doador basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 
67 anos e pesar mais de 50 quilos
•  Os médicos recomendam evitar alimentos gordurosos 4 horas antes de doar e bebidas 
alcoólicas, 12 horas antes
•  Quem estiver gripado deve esperar uma semana. Gestantes só podem doar sangue 
três meses depois do parto; pessoas que fizeram tatuagem, um ano
•  Não podem participar da doação pessoas que tiveram hepatites B, C e D após os dez 
anos de idade, doença de Chagas, malária ou que usem drogas injetáveis
•  Cada doação leva dez minutos e permite salvar até três vidas

Fontes: Corpo de Bombeiros de São Paulo, Bom Dia SP e Diario Oficial do Estado de São Paulo