domingo, 23 de dezembro de 2012

Novo comandante assume Esquadrão de Demonstração Aérea

Renan Contrera 
renancontrera@hotmail.com
Foto: Christiano Pessoa 

02Em solenidade militar realizada na manhã da terça-feira (18), o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) recebeu seu novo comandante, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso. A cerimônia, ocorrida na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
Antes da formatura militar, foi descerrada a foto do líder substituído, Tenente Coronel Esteves, que compõe, agora, a galeria dos Comandantes do Esquadrão de Demonstração Aérea. O evento aconteceu no Salão Histórico, localizado no hangar da Fumaça, com a presença dos militares da equipe e de familiares. 
Passagem de Comando em voo (foto: S1 Diego)

Como parte tradicional do evento, a passagem de liderança do EDA aconteceu durante voo. Seis aeronaves da Esquadrilha da Fumaça foram guiadas pelo avião número 1, comandado pelo Tenente-Coronel Esteves, que logo cedeu seu lugar na formação para a aeronave pilotada pelo Tenente-Coronel Gobett, que tomou a posição de liderança no grupo para liderar a dispersão e pouso.
Ten Cel Gobett passa em revista a tropa 
No momento de formação em voo, os instrumentos de comunicação dos comandantes substituto e substituído puderam ser ouvidos pelo público que acompanhou a passagem de comando. Em sequência, o líder substituído fez algumas manobras de despedida, ao som do Hino dos Aviadores. 
Os pilotos da equipe que voaram com o Tenente-Coronel Esteves durante seu comando prestaram-lhe uma homenagem acionando, em solo, a liberação de fumaça, símbolo que identifica a Esquadrilha, enquanto a aeronave do líder que se despedia passava em frente às demais para estacionar. Após a entrega do distintivo de líder do EDA pelo comandante substituído ao seu substituto, ambos passaram em revista à tropa. Em seguida, apresentaram-se ao Major-Brigadeiro-do-Ar José Magno Resende de Araújo.
Em seu discurso, o Tenente-Coronel Esteves despediu-se do Esquadrão e agradeceu a todos os presentes pelo apoio prestado durante seu comando no EDA.
“Agradeço aos companheiros do Esquadrão de Demonstração Aérea. Graças aos senhores, posso sorrir hoje ao final deste comando. Sem a ajuda de vocês, nada que conquistamos seria possível”. E finalizou: “deixo aqui na Fumaça a estampa da minha emoção, da bem aventurança que experimentei por sentir-me no lugar certo, com as pessoas certas, fazendo o que realmente eu gostava de fazer. Muito obrigado e vida longa ao EDA”.
Encerrando a cerimônia e, em homenagem ao comandante substituído e ao substituto do EDA, o Comandante Operacional do Esquadrão de Demonstração Aérea, José Magno Resende Araújo, também proferiu um discurso. 
“Liderar uma unidade de tal envergadura requer, do oficial escolhido pelo Alto Comando da Aeronáutica, capacidade e dedicação. Por isso, oferto o meu mais sincero reconhecimento pela grandeza do trabalho do Tenente-Coronel Esteves à frente do EDA. E parabenizo o Tenente-Coronel Gobett. Demonstro minha satisfação em saber que tais funções estarão em mãos competentes, experientes e laboriosas”. E desejou sorte ao novo líder: “receba, pois, nossos votos de sucessivas vitórias na condução dessa unidade que tem a sua feição e que se orgulha de tê-lo de volta”.
Após a cerimônia militar, todos os presentes foram convidados a conhecer o avião A-29 com sua nova pintura. As novidades principais são: a bandeira nacional na cauda com o desenho que dá a impressão que está tremulando com o vento e, diferentemente do Tucano T-27, a numeração não se localiza mais na cauda da aeronave e, sim, na lateral da fuselagem do avião, em cima do raio. O mesmo esquema da pintura do Tucano T-27 foi mantido, porém, seguindo tonalidades diferenciadas nas cores.
Descerramento de foto na galeria dos Comandantes do EDA (foto: Sgt Johnson)

Cerimônia militar de Passagem de Comando do EDA (foto: S1 Diego)
Autoridades conhecem a nova pintura da aeronave A-29 (foto: S1 Diego)


Fonte: EDA