Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Foto: 1°/15° GAV
|
Esquadão de Transporte da Força Aérea auxilia no transporte das vitimas |
Desde domingo (27/01), o Esquadrão Onça (1°/15° GAV) presta apoio às vítimas do Incêndio na Boate Kiss. Até o momento, a unidade da Força Aérea Brasileira, que opera aeronaves C-105 Amazonas, realizou quatro voos no trecho Santa Maria-Porto Alegre-Santa Maria, tendo ajudado na transferência de 25 pacientes em estado grave para os hospitais da capital.
Com duas tripulações, além de dois médicos, o Esquadrão Onça está trabalhando 24 horas no transporte de pacientes. Na aeronave foram montadas sete unidades de suporte avançado aéreo composta de um médico, um enfermeiro e um auxiliar.
Segundo o Capitão-Aviador José Ricardo Schwarz, comandante da aeronave, esse tipo de missão exige certos tipo de cuidados. “A aeronave é preparada com o abastecimento dos galões de oxigênio, cheque dos equipamentos médicos, organização das equipes médicas, então é esterilizada. Dessa forma, ficamos prontos, esperando chegar o último paciente. Assim, que ele embarca, precisamos executar a partida dos motores e iniciar o táxi com cautela e agilidade”, disse.