quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FAB transporta doação de pele humana do Chile ao RS

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Foto: Agencia Força Aérea

Aeronave que esta realizando esta operação.
Um jato Legacy da Força Aérea Brasileira (FAB) chega a Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (30) com doação de 3 mil cm2(três mil peças) de pele humana do Chile ao Brasil. O material usado em pacientes vítimas de queimaduras graves será enviado para a Central de Transplante do Rio Grande do Sul. A aeronave deve pousar na capital gaúcha às 16h30.

A tragédia de Santa Maria mobiliza a ajuda de diversos países com a intermediação dos Ministérios das Relações Exteriores, Defesa e Saúde. Os governos do Uruguai e da Argentina também enviaram doações do material. “As doações serão destinadas para outras necessidades, além dos casos de Santa Maria”, diz o Diretor Superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, Carlos Eduardo Nery Paes.

A operação de ajuda humanitária foi acionada no final da noite de ontem pelo Ministério da Defesa. A aeronave da FAB decolou de Base Aérea de Brasília às 7 horas da manhã rumo a Santiago. Em razão da especificidade da operação, os governos da Argentina, Paraguai e Uruguai autorizaram de imediato o sobrevoo do espaço aéreo. Em entrevista à Força Aérea FM, o Coordenador Geral do Sistema Nacional de Transplantes Éder Murari Borba, explica sobre a doação de pele e ressalta a importância do trabalho conjunto com a FAB na captação de órgãos para transplantes. Ouça.


Fonte: Agência Força Aérea