quarta-feira, 17 de abril de 2013

DTCEA-TNB comemora 25 anos de criação.

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Fotos: Renan Contrera 
Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá
Comandante do  CINDACTA I 
         Foi realizada na manha desta segunda-feira 15 de abril solenidade militar em comemoração aos 25 anos de criação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi o DTCEA-TNB mas conhecido popularmente como "Base Aérea". Com presença de varias autoridades militares e civis da cidade e região, destacando o Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I). Foram homenageados militares e civis por certa forma ter ajudado o DTCEA-TNB na sua missão. A missão execução das atividades relativas às funções sistemáticas de prover a detecção radar, telecomunicações, manutenção e conservação dos equipamentos de proteção ao voo sob sua responsabilidade é missão do DTCEA-TnB, o que possibilita a Defesa Aérea e o Controle de Tráfego Aéreo pelo CINDACTA I. O radar de Tanabi junto com o de São Roque no interior de São Paulo são uns dos mais importantes do CINDACTA I, comentou o Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá a reportegem.
          
         Criado pela portaria nºR-100/GM3 de 03 de março de 1988 e foi construido no período de maio de 1986 a outubro de 1989. O inicio das atividades começou em maio de 1989, quando era denominado Destacamento de Proteção ao Voo (DPV DT - 43), que começou a ser criado com o anteprojeto de renovação do Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (SISDACTA) em março de 1985. Dois anos depois, em 8 de julho de 1987 foi aprovado o Regulamento de DPV DT, que tinha por finalidade operar e manter os equipamentos de proteção ao voo, detecção e telecomunicações do SISDACTA. Sua denominação para Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi só foi modificada através da Portaria nº 183/GC3, de 27 de fevereirode 2003. O Radar TRS2230 iniciou as operações em caráter experimental, tendo sido homologado em maio de 1989.na história da Unidade está registrada a passagem além do atual – mais cinco comandantes, desde a sua fundação: Cap Esp BSP Paulo César Moreira (1991-1996), Maj Esp COM Telmo Flores dos Santos (1996-1999), 2º Ten QOEA COM Anselmo de Araújo Nunes (1999-2001), Maj Av Hélio Luis Camões de Abreu (2001-2004), Cap Esp COM Carlos Martinho Guimarães (2004-2005). O DTCEA-TnB possui equipamentos de radiodeterminação (radar primário tridimensional de longo alcance TRS2230, radar secundáriode longo alcance RSM 970S), sistema de telecomunicações (HF,VHF PARK AIR, UHF, dados do radar de Tanabi que são enviados para o CINDACTA I e DTCEA Pirassununga) e sistema de energia (GRUGERS, UCCA, USCA e UPS). Dispõe de acesso a Intranet e Internet e sistema de segurança eletrônica.
         
 
A tropa do DTCEA-TNB 

          A unidade militar conta com uma vila habitacional e alojamento de trânsito, a vila habitacional conta com apartamentos e casas. Os apartamentos são destindados aos sargentos, suboficiais e cabos tem três quartos, sendo uma suíte, um banheiro social, cozinha, lavanderia e um quarto com banheiro para empregado. São dois blocos com 12 apartamentos. As casas são para os oficiais e contém a mesma estrutura dos apartamentos. Tem uma área coletiva para que os militares e familiares tenha um momento de lazer com a disposição de disposição de quiosque, campo de futebol, quadra de futebol, salão de festa, salão anexo com churrasqueira, quadra poliesportiva, duas piscinas (para adulto e criança) e uma sauna. O alojamento de trânsito ocupa seis apartamentos com o mesmos detalhes do apartamentos.

Os militares homenageados

          O DTCEA-TNB dispõe de um efetivo de 43 militares. Eles tendo direito a vila habitacional, assistência médica e odontológica. O atendimento médico é realizado no Hospital do Coração e no Instituto de Moléstias em São Jose do Rio Preto laboratórios e  clínicas conveniadas à Gama Saúde e Unimed, supervisionado pela SARAM. na área de odontologia há também a possibilidade de solicitação de tratamentos diretamente a SARAM, (para análise), podendo se obter a autorização para ressarcimento.

            O DTCEA-TNB possui uma comissão de seleção para incorporação de soldados. Os jovens voluntários da comarca de Tanabi realizam o curso de formação em Pirassununga na AFA e, após a conclusão, iniciam sua jornada neste Destacamento. Outra peculiaridade é que o CINDACTA I utiliza, desde 2004, as instalações do DTCEA-TNB para ministrar cursos militares. Assim, o Destacamento contribui com a capacitação profissional de aproximadamente 80 militares de outras Organizações da Aeronáutica por ano.

Medalhas oferecida aos militares

          O efetivo tem um bom relacionamento com a comunidade participando de vários eventos como: senso, campanhas de arrecadação de alimentos, torneinos esportivos envolvendo o Corpo de Bombeiros e a Policia Militar, solenidade de comemoração de aniversario de criação da unidade. As famílias dos militares participam com frequência dos eventos sociais organizados no salão de festas da vila militar, em especial em datas comemorativas ao dia das mães, dos pais, das crianças e nas confraternizações de final de ano, além de churrascos de finais de semana, após o tradicional futebol.

            No momento o radar passa num momento de modernização, em breve realizaremos uma matéria sobre a modernização do radar.

Nota: Nos do Blog Renan Contrera agradeço o comando do DTCEA-TNB e os militares pelo apoio e a confiaça. 

Referencias: Revista Aero Espaço nº 39 do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)