domingo, 21 de abril de 2013

Polícia Militar de São Paulo publicou edital para compra de seis helicópteros biturbina

Renan Contrera 
renancontrera@hotmail.com


O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tornou público no dia 24/11, que se acha aberta licitação na modalidade PREGÃO, de âmbito INTERNACIONAL, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL – Processo nº GRPAe-207/140/11, objetivando a COMPRA de 06 (SEIS) AERONAVES DE ASA ROTATIVA (HELICÓPTERO) BITURBINA IFR para Operações de Segurança Pública e de Defesa Civil.
A sessão de processamento do pregão presencial será realizada no GRPAe, situado na Avenida Santos Dumont, 1979, Aeroporto Campo de Marte, setor B, Santana, São Paulo/SP, iniciando-se no dia 15 de dezembro de 2011, às 09:00 horas e será conduzido pelo Pregoeiro com o auxílio da Equipe de Apoio, designado nos autos do processo.
As especificações técnicas da aeronaves constam das páginas 22 a 34 do edital e, além dos equipamentos operacionais requeridos, as aeronaves deverão, conforme as necessidades operacionais, ter capacidade de atender as seguintes configurações:
- Configuração 1 – emprego operacional: com 02 (dois) pilotos em duplo comando, com capacidade para transportar 09 (nove) policiais sentados em 09 (nove) assentos de alta densidade com amortecimento de impactos.
- Configuração 2 – defesa civil – aeromédica: com 02 (dois) pilotos em duplo comando, com capacidade para transportar 01 (um) médico, 01 (um) enfermeiro, 01 (um) tripulante operacional e 02 (dois) pacientes deitados em macas removíveis.
- Configuração 3 – transporte de pessoal: com 02 (dois) pilotos em duplo comando, com capacidade para transportar 07 (sete) passageiros sentados em assentos revestidos em couro.
Este investimento do Governo de São Paulo será o maior já realizado no Brasil em uma única aquisição, o que demonstra a preocupação do Estado em equipar ainda mais sua Polícia, a fim de atender as demandas existentes e preparar-se para a Copa do Mundo de 2014.
Essas aeronaves, dentre outros equipamentos, deverão possuir farol de busca, imagiador térmico, cestos de água para combate a incêndio, gancho, guincho, flutuadores de emergência, preparação para NVG, óculos de visão noturna, sistema de gravação de imagem, equipamentos aeromédicos, além dos sistemas de navegação, comunicação e aviônicos.
Atualmente o GRPAe de São Paulo possui 24 helicópteros e seis aviões e conta com um efetivo de mais de 450 policiais, com 87 pilotos, mais 8 em formação, cerca de 60 mecânicos e auxiliares, mais de 120 tripulantes operacionais, além de médicos, enfermeiros, apoio de solo e pessoal administrativo.
Clique aqui para baixar o EDITAL