sábado, 25 de maio de 2013

ÁGATA 7 – FAB realiza quase 400 atendimentos em comunidade indígena no Amazonas

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com



Membros da Comunidade na fila para o atendimento  Sgt Johnson
A Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu, nos dias 18 e 19 de maio, uma Ação Cívico-Social (Aciso), na comunidade indígena Itacoatiara, em São Gabriel da Cachoeira (850 km de Manaus). Na ocasião, foram realizados 177 atendimentos médicos, nas especialidades de pediatria, dermatologia e clínica médica. Também foram feitos 211 procedimentos odontológicos em 72 pacientes.
Para a realização da Aciso, a equipe da FAB levou medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antiparasitários e antialérgicos. “Entre os problemas de saúde mais frequentes estavam as doenças de pele, decorrentes de picadas de mosquito, do clima local e de fungos, e infecções de vias aéreas superiores – gripes e resfriados – ocasionadas por poeira, vírus e agentes externos”, informou a Tenente-Medica Carolliny Medina.
As famílias moradoras de Itacoatiara, provenientes das etnias Banwia, Wanano e Tucano, receberam ainda orientações dos dentistas sobre higiene bucal. A equipe da Aeronáutica também levou à comunidade 20 caixas de kits odontológicos, com escovas e pastas de dente e panfletos com explicações sobre saúde bucal.
“Ficamos alegres em ver a equipe chegando cheia de materiais e de medicamentos”, disse o índio Lucas Cardoso Garrido, morador da comunidade.
A Aciso, realizada pela FAB, faz parte das atividades da Ágata 7, Operação conjunta realizada pela Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Aeronáutica, coordenada pelo Ministério da defesa (MD).

Dentistas atendem indígenas em cadeiras móveis  Sgt Johnson
Médica da FAB atendendo indígena  Sgt Johnson


Fonte: Agência Força Aérea