sexta-feira, 5 de julho de 2013

206 Cadetes da AFA recebem espadim

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

Compromisso de recebimento do espadimEsquadrão Tupã, grupo de guerreiros vitoriosos que demonstram amor e admiração à Pátria, prontos para a batalha com força e união. Este é o nome da mais nova turma de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA). Na manhã de céu azul desta sexta-feira (5/7), 206 rapazes e moças que sonham em se tornar oficiais aviadores, intendentes e infantes deram o primeiro passo da carreira na Cerimônia de Entrega de Espadim, em Pirassununga, no interior de São Paulo.
Para os jovens na faixa de 20 anos, o momento histórico é um marco depois de seis meses de Academia. Durante o período, enfrentaram batalhas de muito estudo e atividades físicas que exigiram o corpo e a mente.
A Turma Tupã tem 199 cadetes de brasileiros e ainda sete estrangeiros do Peru, Venezuela, Nigéria, Panamá, Republica Dominicana e Equador. Ao todo, são 12 mulheres. A única aviadora do grupo, a equatoriana Jazmin Estefania Perez Copos, contagiava alegria. “É um sonho materializado no espadim, símbolo maior do cadete. Agradeço muito à Forca Aérea Brasileira”, diz emocionada.
Ten-Brig, Juniti Saito em revista a tropa
A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, teve a presença do Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, Comandante da AFA, além de autoridades civis e militares, familiares e amigos dos formandos.
Ao receber o espadim, os familiares abraçaram emocionados filhos e filhas que estampavam no rosto a alegria da conquista.


Fonte: CECOMSAER