sexta-feira, 5 de julho de 2013

Pilotos que voaram o T-27 na reativação da Esquadrilha da Fumaça participam de painel sobre a implantação do A-29 Super Tucano

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


Sete ex-integrantes do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), que participaram, entre 1983 e 1987, da concepção das manobras com as aeronaves Tucano, estiveram presentes no “Painel sobre a implantação da aeronave A-29”, na tarde do dia 26 de junho, na sede do EDA.
Na plateia, todos os oficiais da Esquadrilha da Fumaça tiveram a oportunidade de conhecer, por meio de depoimentos dos convidados, a forma com que eles conseguiram planejar as acrobacias, no momento em que os T-27 chegaram à Esquadrilha, e concretizar uma demonstração que fez sucesso durante 30 anos de reinado do Tucano pelo Brasil e pelo mundo.
O Comandante do EDA, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou a importância do encontro. “No painel, compartilhamos conhecimentos que nos permitiram compreender como ocorreu a implantação da aeronave T-27 na Fumaça. Dessa forma, o evento promoveu a confraternização entre os participantes e a valorização dos veteranos que foram tão importantes para a história da Esquadrilha”. Dentre os convidados presentes, estavam os oficiais da reserva: Coronel Antônio José Faria dos Santos, Major Celso Luis Cardoso Vilarinho, Tenente-Coronel Ivan Nunes Siqueira Júnior, Coronel José Roberto Borin, Tenente-Coronel Glen Peach e Coronel Willie Monteiro Rodrigues de Carvalho; além do Tenente-Coronel Ricardo de Lima e Souza, que serve, atualmente, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).
Após participar do painel e emocionado de ver fotos de seu período na Fumaça presentes no Salão Histórico do EDA, o Cel Borin comentou sobre o momento. “Foi excelente este encontro por causa do elo daqueles que ajudaram a construir a história da Esquadrilha com a atual geração. É a ligação do passado com a atualidade para que os pilotos de hoje possam se recarregar de energias positivas para seguir caminho com responsabilidade e poder saborear o presente, sabendo o quanto foi difícil para nós chegar até aqui.” Outro convidado que também comentou como foi válido o encontro foi o Major Vilarinho. “A iniciativa dos pilotos nos chamarem hoje para contarmos nossas histórias é uma forma de mostrar humildade por querer conhecer como a história da Fumaça foi erguida por nós. É um primeiro passo para o sucesso da implantação do A-29”.
Ex-integrantes da Fumaça participam de painel
Piloto da Fumaça, Major Escobar, apresenta informações sobre o A-29 para convidados
Piloto do EDA, Capitão Boery, apresenta dados sobre o A-29 no painel
Oficial de Manutenção de Aeronaves, Major Tonisso, apresenta informações no encontro
Cel Faria
Major Vilarinho
Cel Borin
Ten-Cel Siqueira
Ten-Cel Peach
Ten-Cel Lima e Souza
Cel Willie
Cel Gobett apresenta o Salão Histórico do EDA aos convidados
Equipe de atuais e ex-integrantes da Fumaça