quarta-feira, 24 de julho de 2013

JMJ 2013: Papa Francisco embarca da Base Aérea do Galeão para Aparecida do Norte (SP)

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

Por conta da mudança climática, o papa Francisco embarcou, hoje pela manhã, na Base Aérea do Galeão com destino a São José dos Campos (SP), onde segue viagem para Aparecida do Norte (SP). A programação anterior previa a saída do pontífice do III Comando Aéreo Regional (III COMAR), localizado no Aeroporto Santos Dumont.
A troca do local da decolagem foi decidida em reunião, ocorrida ao meio-dia de ontem (23), que contou com a presença de representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

Logo nas primeiras horas do dia, o sumo pontífice chegou à Base Aérea e foi recebido pelo comandante da unidade militar, coronel Flávio Luiz de Oliveira Pinto. Em seguida, embarcou em uma aeronave Embraer 190 VC-2, do Grupamento de Transporte Especial (GTE) – equipe que faz o deslocamento de autoridades federais.

Após o desembarque em São José dos Campos, ainda nesta manhã, o papa Francisco seguiu de helicóptero Super Puma para Aparecida do Norte, onde celebra missa.
Ao todo, foram colocados à sua disposição cinco helicópteros das Forças Armadas do mesmo modelo – um deles ambulância móvel. Essas aeronaves foram trasladadas ontem para São José dos Campos.
No que diz respeito ao espaço aéreo, o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) já fez todo o planejamento. O desembarque de Francisco no Rio de Janeiro está marcado para 17h30. Da base aérea, o papa segue para o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca. Após o compromisso, o sumo pontífice volta para o Sumaré, residência oficial da Arquidiocese do Rio.