sexta-feira, 26 de julho de 2013

Militar da Fumaça participa de missões humanitárias e de treinamento da Força Aérea Brasileira

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Fotos: Arquivo EDA
O integrante da Esquadrilha da Fumaça, Sargento Luiz Antônio Rodrigues, especialista em Serviços Administrativos, foi convocado para participar do acampamento militar realizado pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), entre os dias 28 de julho a 19 de agosto, em Lagoa Santa (MG).
A iniciativa visa a atender às turmas de 2013 do Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT) e do Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães. O convite foi feito devido ao militar ser formado no curso de Intendência Operacional, concedido pelo Depósito Central de Intendência (DCI), no Rio de Janeiro (RJ). O DCI é responsável pela preparação de militares para operações humanitárias e reais de combate, consideradas atividades finais da Força Aérea Brasileira (FAB). Na Fumaça, ele é o único militar preparado para este fim; dessa forma, é voluntário da Subdiretoria de Encargos Especiais (SDEE), que visa ajudar nas diversas missões da FAB de maior complexidade pelo Brasil e mundialmente.
Um dos exemplos de que o Sargento participou e lembra como foi importante para a prática de sua formação, em benefício da humanidade, aconteceu na região Serrana do Rio de Janeiro em um dos maiores desastres naturais da história do país. O local que abrange, principalmente, as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, foi atingido por fortes chuvas, em janeiro de 2011, que se seguiram por deslizamento de terras, tendo como conseqüência mais de 800 mortos e 16 mil desabrigados. “Lembro até hoje como nosso trabalho foi difícil ser feito, devido às condições ruins do local, por causa das chuvas intensas e dos deslizamentos. Para mim, foi muito gratificante poder ajudar aquelas pessoas desamparadas que me paravam na rua para agradecer nossa presença no local”.
Outras missões da FAB importantes que o Sargento Luiz Antônio já participou foram: Exercícios de Sobrevivência na Selva e no Mar (foto à direita) realizados pelo Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer) da Academia da Força Aérea; Exercício de Campanha do 2º e 3º anos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG); Exercício de Campanha para alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP); formação de Oficiais Intendentes no Estágio de Intendência Operacional (EIOP), em Barbacena e Belo Horizonte (MG), dentre outros.  
Para mais informações sobre as missões citadas acima, acesse os links abaixo:
EPCAR – site da EPCAR
ITA – site do ITA
Militar da Fumaça participa de missão humanitária da FAB realizada na Região Serrana do Rio de Janeiro
Sargento Luiz Antônio (à esq.) participa de montagem operacional em acampamento militar
Sargento participa de Exercícios de Sobrevivência no Mar