Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
O novo sistema de iluminação móvel utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para sinalizar helipontos e pistas de pouso em regiões remotas será usado para dar mais segurança nas aproximações dos helicópteros empregados na visita do Papa Francisco. O sistema foi testado no sábado (20/07) no Rio de Janeiro em um campo de futebol próximo ao Palácio da Guanabara. O equipamento deve ser instalado também no Riocentro e na cidade de Aparecida (SP). (Veja na reportagem).
Praticidade – Para transformar o campo de futebol em um heliponto balizado foram menos de 20 minutos. As 24 luminárias foram dispostas em círculo. Cada uma pesa em torno de 10 quilos, tem autonomia para 350 horas e pode ser acionada por controle remoto ou pelo próprio piloto. A bateria é recarregada com energia solar. O sistema auxilia os pilotos no pouso e decolagens noturnas.
A nova tecnologia proporciona várias facilidades. “É mais simples, mais leve. Não depende de gerador, nem de cabos”, resume o Chefe da Divisão de Sinalização da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica – DIRENG, Tenente-Coronel R1 Nelson Rodrigues Perez. Segundo ele, com o novo sistema é possível balizar pistas de até três mil metros em regiões remotas, como a Amazônia. Durante a Operação Ágata 7, realizada em junho deste ano, a nova tecnologia foi usada para balizar a pista de São Gabriel da Cachoeira, a 850 quilômetros de Manaus (AM).
Infravermelho – O equipamento oferece ainda a opção de infravermelho. Neste caso, apenas os pilotos que utilizam óculos de visão noturna (NVG) podem visualizar a sinalização.
Fonte: Agência Força Aérea