quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Exército Brasileiro participa da segurança dos eventos da JMJ em Copacabana

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

Nos dias 27 e 28 de julho, o Exército Brasileiro coordenou as ações de defesa e segurança da Peregrinação, da Vigília e da Missa de Envio, principais eventos da Jornada Mundial da Juventude, por meio do Centro de Coordenação de Defesa de Área do Rio de Janeiro (CCDA/RJ).


A Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) realizou as ações de segurança no eixo de peregrinação, desde o Centro até Copacabana, enquanto o Grupamento de Unidades-Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada executou a segurança do altar, localizado na praia, e manteve a defesa nas estruturas estratégicas para evitar que atos criminosos pudessem prejudicar o evento. 



Militares da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército permaneceram de prontidão para atuar como força de contingência e atender qualquer eventualidade. As tropas de operações especiais realizaram varreduras de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear nos locais por onde o pontífice passou e se mantiveram em prontidão para prevenção, repressão e combate ao terrorismo.