quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Museu Aeroespacial comemora 40 anos

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

Aeronaves Mirage 3 e Xavante em exposição no MusalO Museu Aeroespacial (Musal) completa nesta quarta-feira 40 anos de criação. Maior e mais importante museu de aviação militar do Brasil, o Musal tem um acervo com cerca de 80 aeronaves militares e civis, além de motores, armas e objetos vinculados a história da Força Aérea e da aviação brasileira.
Na sexta-feira (2/8), o Museu vai comemorar o aniversário com a incorporação de duas aeronaves ao acervo: P-95 Bandeirulha e U-42 Regente. O evento vai ter também o lançamento de um livro sobre a história do museu e a inauguração de uma sala de exposição temporária com 30 quadros do artista Oscar Fraga.
Instituído por decreto no dia 31 de julho de 1973 pelo Ministro da Aeronáutica Salgado Filho, o Musal está localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, na zona oeste do Rio de Janeiro.
O museu possui um hangar de restauração e 13 salas temáticas: Esquadrilha da Fumaça; “A força mulher”; Bartolomeu de Gusmão 300 anos; Ministro Salgado Filho; Busca e Resgate; Santos Dumont; “A FAB na guerra”; Primórdios da aviação brasileira; Embraer; Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro; exposições de motores, de armas e de simuladores.
Endereço:
Av. Marechal Fontenelle, 2000. Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro (RJ).
Telefone:
(21) 2108-8954 / 8955.
Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira: de 9h às 15h.
Sábados, domingos e feriados: de 9h30 às 16h.
Assista ao programa FAB em Ação especial sobre o Musal:


Fonte: Agência Força Aérea