sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Domingo Aéreo no Museu Aeroespacial reúne 20 mil pessoas no RJ

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

apresentação estática do A-29 Super TucanoEm comemoração ao Dia do Aviador e da Semana da Asa, o Museu Aeroespacial (MUSAL) realizou (27/10), no Rio de Janeiro, o "Domingo Aéreo". Cerca de 20 mil pessoas participaram do evento.

No 40° aniversário do Museu, entusiastas e profissionais de aviação interagiram com o público em atividades culturais e lúdicas, valorizando a memória aeronáutica. O público apreciou o voo do Demoiselle, do Instituto Arruda Botelho (IAB), assistiu o girar do motor do P-47 Thunderbolt, e a representação do Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo, com sede em São Paulo, e suas caracterizações da saga do 1º Grupo de Caça na Itália.

A programação incluiu ainda visitas a aeronaves, passagens do caça A-1 do Primeiro Esquadrão do Décimo Sexto Grupo de Aviação (1°/16° GAV), voos acrobáticos da equipe de Tike Bazaia, salto-livre de para-quedistas da FAB (Equipe Falcões), demonstração de resgate e salvamento pelo Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/ 8º GAV), operando o helicóptero Super Puma. O ponto alto do evento foi a apresentação da Esquadrilha CEU, com seis aviões civis acrobáticos, pilotados por oficiais da reserva da FAB.

Veículos Militares Antigos (CVMARJ), Clube de Rádio Amadores, e a apresentação estática do A-29 Super Tucano, novo avião do EDA ( Esquadrilha da Fumaça), ostentando vistoso padrão de pintura, e visitas a aeronaves históricas também foram atrações no evento.  

Para o público infantil houve atividades educativas, jogos, pinturas, dobraduras, shows de mágica e seções teatrais com "As Aventuras do Avião Vermelho".
Fonte: MUSAL

APOIO