quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Coronel Gambaroni assume Comando Geral da Polícia Militar

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br                                            Fotos.:Comunicação Social da PMESP 

Em cerimônia militar o Coronel PM Ricardo Gambaroni assumiu oficialmente o Comando Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo, que foi anunciado no dia 05 de janeiro. A cerimônia militar foi realizada na Academia do Barro Branco (APMBB), escola de formação de oficiais. Estiveram presentes na cerimônia várias autoridades militares e civis, entre eles o Governador do Estado Geraldo Alckimin, Secretario de Segurança Publica Alexandre de Moraes, Cel PM Meira ex comandante da PMESP.

"A PM tem tradição de bons comandantes, qualificados não apenas pela excepcional formação, mas também por características pessoas, como elevado espírito publico, clareza de objetivos, agilidade nas decisões, rapidez na atuação, liderança reconhecida e observância irrestrita às normas do Estado Democrático de Direito", afirmou Geraldo Alckimin.

O Cel PM Benedito Roberto Meira comandou a PM por dois, e esses dois anos foram uma dos mais críticos para a maior corporação Policial Militar do Brasil. Momento em que vários Policiais Militares sendo mortos e sem preocupação dos Direitos Humanos ou algo parecido, protestos sendo realizados e os Policiais acusados de abuso de poder. Mas Cel PM Meira fez um bom comando nesses dois anos.

"Quero agradecer a cada Policial Militar, independentemente onde trabalha, pelo apoio incondicional, dedicação e comprometimento com nosso Corporação. Aos nossos Heróis que foram para o oriente eterno, que sacrificaram suas vidas em defesa da sociedade, meu fraterno abraço de irmão de farda e companheiro de luta. Acertamos muito mais do que erramos." disse Cel PM Meira em uma mensagem de despedida.
Cel PM Meira (esquerda) e Cel PM Gambaroni (direita) em revista a tropa

"Temos que ousar e cooperar no combate à criminalidade com inteligência, tecnologia, investigação e ostensividade. Junto com o comandante, iremos ousar para que a Policia Militar - de mãos dadas com a Policia Civil e a Policia Técnico-Cientifica - possa estabelecer novos parâmetros no combate à criminalidade", explicou Alexandre de Moraes Secretario de Segurança.

Coronel Gambaroni comandava  Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) antes de ser designado pelo Secretario. Gambaroni é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, especialista em Liderança e Gestão de Policia pela Academia Nacional do FBI (2013) e mestrado em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2007).

Com experiência em policiamento estratégico, foi comandante de região de Osasco (Comando de Área Metropolitano 8) e de toda a Grande São Paulo (Comando de Policiamento Metropolitano). Comandou também o 2º Batalhão de Choque, 6º Batalhão do Interior (Santos), 2º Grupamento de Bombeiros e da Divisão de Tecnologia de Emergências (atual Escola Superior de Bombeiros).

Também possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola da Policia Militar (1992); especialização em Combate a Incêndios Florestais pela Defesa Civil e Exército Francês (2000); mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da PM.