terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bombeiros registram a primeira ocorrência de afogamento e veja orientações para este tipo de ocorrência

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
                                                                                   Foto.: Renan Contrera
Bombeiros foram ate o local mas a vitima
já estava sem vida
O Corpo de Bombeiros de Tanabi registrou ontem 02 de Fevereiro a primeira ocorrência de afogamento. Com o calor que atinge a nossa região muitos procuram represas, rios, prainhas para se refrescarem mas os cuidados básicos poucos seguem. Veja a orientação para este tipo de ocorrência.

Ontem 02 Fevereiro por volta das 16h17 o Corpo de Bombeiros de Tanabi foi acionado para atender uma ocorrência de afogamento no município de Mirassolândia área de atendimento do Posto de Bombeiros de Tanabi. Ao chegar no local estavam presentes as Policiais Militar e Civil e uma Ambulância de Mirassolândia com um médico, que examinou a vítima e declarou a morte da vitima. Que estava num barranco fora da represa, e segundo populares foi retirado da água por um jovem morador próximo, após ficar submerso cerca de quarenta minutos.

Com o calor que atingiu a nossa região nesses últimos meses, muitos estão buscando soluções para se refrescarem indo há clubes, piscinas, represas, rios, praias e prainhas. Mas os cuidados básicos como esperar um tempo após ter se alimentado para entrar na água, não ingerir bebidas alcoólicas e outros fatores que podem causar um afogamento.

Afogamento que é a aspiração de líquido, causado por submersão, infelizmente é uma ocorrência constante e recorrente. Segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 500 mil pessoas morrem por afogamento no mundo. No Brasil são 7 mil pessoas mortas em média por ano. 65% morrem em águas doces naturais.

Sabendo realizar os procedimentos de primeiros socorros  em caso de afogamento podem salvar uma vida. As orientações a seguir pode te ajudar:
Foto:Internet 
1º Retirar rapidamente a vitima da água com uma boia, se não puser em risco a sua própria vida (igual na imagem do lado);
                                                            Foto:Internet 
2º Chamar o Corpo de Bombeiros, SAMU ou uma ambulância pelos números de emergências;

3º Se a vitima estiver inconsciente e não respirar, começar imediatamente a fazer respiração boca a boca e massagem cardíaca até a vitima voltar a respirar, como na imagem.

4º Virar a cabeça da vitima para o lado para que ela consiga expelir a água ingerida como nesta foto
                                                               Foto:Internet 

5º Deitar a vítima de lado, em posição lateral de segurança, caso ela comece a respirar;

6º Tirar a roupa molhada e aquecer a vitima com cobertores ou bolsas quentes;

7º Aguardar a chegada da ajuda.


A vitima geralmente, apresenta pulso fraco, perda de consciência e queda de temperatura. Pode ter a pele de cor azulada ou extremamente pálida. 

Todos os cuidados devem ser tomados para que um momento de diversão acabe em tragedia.

Fontes.: Corpo de Bombeiros de Tanabi, Comando do Corpo de Bombeiros, Site Tua Saúde