segunda-feira, 20 de abril de 2015

Conferencia é realizada em Tanabi sobre os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
Foto: João Manoel/E.E Padre Fidelis

Foi realizada na ultima quinta-feira 16 de abril no salão nobre da Escola Padre Fidélis a IV Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente do Município de Tanabi. A conferência reuniu a sociedade civil e o poder publico para discutir medidas e mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral. Cerca de 110 pessoas estiveram presentes, entre diretores de escolas, Raio de Luz, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Fundação Casa e alunos da escola Padre Fidélis.

A conferência teve como tema: Politica e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Tem como uns dos objetivos articular e pactuar com os gestores municipais e envolver os poderes Legislativo e o Judiciário no processo de implementação da Politica Municipal e Plano Decenal Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.                     Foto: Renan Contrera     

Ana Vitória, Presidente do Conselho Municipaldos Direitos da Criança e Adolescente

"Estamos na quarta conferência municipal do direito da criança e do adolescente e neste momento estamos colhendo dados para a construção do Plano Decenal do Direito da Criança e do Adolescente que é uma das metas do Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente, dentro da perspectiva que possibilita a participação democrática de todos os usuários, ou seja, de todo o sistema de garantia de criança e adolescente que é composto por crianças, adolescente e pelos atores desses sistemas que são todas as politicas publicas oferecidas que vai desde educação, saúde, habitação, transporte, ou seja, tudo que diz a respeito da vida da criança", afirmou Ana Vitória Moreira de Toledo, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. 

A importância da conferência que da oportunidade da sociedade civil e avaliação do que esta sendo feito e do que será feito. "Uma conferência é sempre muito importante no município, que da oportunidade da sociedade civil se posicionar, da oportunidade de fazer uma avaliar o que esta sendo feito e do que poderá ser feito não só em nível municipal, mas também estadual", comentou Aparecida Sanches da Silva, Diretora do Raio de Luz.
                                                      Foto: Renan Contrera

Aparecida Sanches da Silva, Diretora do Raio de Luz


Durante a conferencia temas e ideias foram discutidos e analisados que serão em caminhados para a etapa regional e posteriormente na etapa estadual. E foi eleito delegados que estão representando a cidade nas próximas etapas.