terça-feira, 21 de abril de 2015

Tanabi receberá Circuito Sesc de Artes no sábado

Teatro, Circo, Dança e Música tudo gratuito na Praça Matriz

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
Foto: Mariana Zarpellon
Karol Conká uma das principais atrações
do Circuito Sesc de Artes em Tanabi

Neste sábado dia 25, Tanabi estará recebendo o Circuito Sesc de Artes 2015, na Praça Matriz. O Circuito é realizado pelo Sesc São Paulo que, por intermédio do Sesc Rio Preto esta levando uma caravana de atrações artísticas para a nossa região. Várias atrações artísticas como teatro, circo, dança, intervenções literárias, interações audiovisuais e um grande show musical e será tudo de graça. As atrações serão na Praça Matriz, em frente a Igreja e começará as 17 horas vai ate as 22 horas.

O Circuito Sesc de Artes edição 2015 é o maior realizado até hoje e tem na sua programação apresentações de musica, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais, literatura e cultura digital. Neste ano o evento passará por 108 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo e a Capital, com uma programação itinerante formada por 12 roteiros diferentes, sendo que cada um deles vai percorrer nove cidades do interior do Estado.

Uma das principais atrações em Tanabi é Karol Conká, ela é considerada uma das mais importantes representantes do rap feminino no Brasil. Ela promete fazer todo mundo dançar ao som de "Boa Noite", "Tombei" e outras músicas autorais do seu repertório composto por rap, hip-hop, baile funk e batidas afro-brasileiras. Recentemente Karol foi eleita como uma das "dez novas artistas que merecem reconhecimento" pela revista norte-americana Rolling Stone, considerada a maior referência mundial em crítica musical.

CONFIRA AS ATRAÇÕES DO CIRCUITO SESC DE ARTES EM TANABI

Literatura

Banho de Leitura
  Foto: Muda


No Banho de Leitura, encontre uma seleção de livros de poesia, conto, crônica e livros ilustrados, com a participação de mediadores de leitura que estimulam a troca de histórias entre o publico. Com rodinhas, a banheira pode ser deslocada ocupando cenograficamente uma praça ou um parque. Além disso, há também cangas de chitão, banquinhos dispostos ao redor e um guarda sol, para proteger os leitores.



Baião de Spokens 

Apresentando poemas, histórias e letras de músicas, o espetáculo Baião de Spokens procura ressaltar a força da oralidade como forma de expressão literária, mesclando com grande liberdade performances e experimentações sonoras. A inspiração inicial veio do Spokem Word, que quer dizer palavra falada, gênero artístico que ganhou forças nos anos 1990 com os slams (competição de poesia falada) e o movimento hip-hop. No espetáculo, a palavra em cena não é cantado, mas toda sua tessitura sonora é explorado pela fala, retomando uma tradição oral que passa pelos rapsodos da Grécia Antiga, griôs, trovadores, cordelistas e MCs. 
                                           Foto: Manoela Cardoso
Baião de Spokens

Artemídia 

Seu Cabeça de Pop - Yamil Burguener (ARGENTINO)              Foto: Divulgação

Seu Cabeça de Pop

Fazer grafites sem as mãos, apenas com os olhos e a cabeça. É o que propõe o artista interdisciplinar argentino Yamil Burguerner nesta instalação digital interativa, usando uma webcam que capta o globo ocular do participante. Os olhos funcionam como um meio tecnológico para realizar uma colagem pop de traços gráficos digitais, O resultado é surpreendente, refletindo não apenas os sentimentos em jogo, mas também proporcionando uma reflexão maior sobre o imediatismo da informação na atualidade. Para gerar a obra do grafiteiro-ocular, o artista lança um grupo de palavras escolhidas num site de busca da internet que constroem esse discurso visual. Com uma linguagem lúdica, para todos os públicos, a intervenção gera momentos de aprendizagem e uma experiência sensorial compartilhada coletivamente

Teatro

Cidade Proibida - Companhia Rústica 

Com música, circo, dança e teatro, o espetáculo procura resgatar o convívio social e a memória de lugares delimitados na cidade. Um dos mais destacados e significativos núcleo de criação de Porto Alegre, a Cia. Rústica surgiu em 2013 ocupando com seus números individuais e coletivos parques e praças que à noite se tornam áreas marginalizadas nas cidades. Coloca em cena a arte do convívio entre artistas e público, entre ideias e sensações. Inspirado em saraus, serenatas, cabarés artísticos, ceias e piqueniques noturnos, ou seja, formas de convivência e compartilhamento, o espetáculo Cidade Proibida rompe as fronteiras dessa proibição invisível e lança uma luz poético-social na cartografia urbana.
Confira um teaser do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=h2Y7tihu1Ok
                                      Foto: Adriana Marchioni 

Cidade Proibida 


CIRCO
Quiproquó Trupe - Trupe Koskowisck (SP)
O palhaço surge para sua apresentação. Porém, está só. Seu companheiro não apareceu. É quando, a partir de uma interferência da plateia, descobre seu parceiro como espectador e o traz à cena, causando a maior confusão. Juntos, descobrem a origem do mundo, mostram habilidades com o arco e flecha, lutam boxe e ainda realizam uma linda música com garrafas.  Tudo com muita astúcia, típica do palhaço brasileiro.
Confira um trecho do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=3YiaapR88c0
MÚSICA 
Karol Conká (PR)
Foto: Mariana Zarpellon
Displaying Karol Conka_por Mariana Zarpellon 2.jpg A rapper curitibana Karol Conká,  traz sua riqueza poética e musical em sucessos como “Boa Noite”, “Toda Doida” e “Tombei”. Nos últimos anos ela vem conquistando cada vez mais espaço na música brasileira e internacional, com turnês que lhe renderam elogios de revista e jornais estrangeiros.  O seu primeiro álbum BatukFreak, foi disponibilizado para download em abril de 2013 do ano passado e rapidamente conquistou o público dentro e fora das pistas, com seu ritmo contagiante e animado. Ela já se apresentou em shows ao lado dos Racionais MCs, Marcelo D2, Emicida, Jair Rodrigues e Criolo.
Com: Karol Conká (voz) e DJ Hadji. 
Confira vídeo da cantora Karol Conká: https://www.youtube.com/watch?v=SdYXMyJEKZs