sexta-feira, 10 de abril de 2015

DTCEA-TNB comemora 27 anos de criação e serviços

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
Fotos: Renan Contrera
Efetivo do Destacamento 
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi (DTCEA-TNB) conhecido como "Base Aérea" comemorou 27 anos de criação e serviço, uma solenidade militar foi realizada na manhã desta sexta-feira 10 de Abril. Diversas autoridades militares e civis estiveram presentes. Durante a solenidade militares e civis foram homenageados pela suas contribuições na realização da sua missão e atividades.

Estiveram presente na solenidade o Tenente-Coronel Engenheiro Fernando Marques Júnior representando o comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (CINDACTA-I) o Brigadeiro do Ar Leonidas de Araujo Medeiros Júnior, Comandante do 52º Batalhão da Policia Militar  Tenente Coronel PM Marcos Aparecido Simões Lima, Comandante da Policia Militar Ambiental PM Alessandro Daleck, Comandante da Policia Militar de Tanabi 1º Tenente PM Leandro Mendes, Comandante do Corpo de Bombeiros de Tanabi 1º Sargento PM Manoel Batista de Oliveira, Vice-Prefeito de Tanabi Devair Zanetoni, Vereador e Presidente do CONSEG Ten PM Osmar do Nascimento. E demais autoridades militares do comando da Aeronáutica e civis de Tanabi e região.

O Destacamento foi criado em 3 de março de 1988 e iniciou as suas atividades em maio de 1988, de forma ininterrupta vem cumprido a sua missão de fornecer os meios técnicos de visualização radar e de telecomunicação para o CINDACTA I em Brasilia e o CINDACTA II em Curitiba na qual realizam a Defesa Aérea e o Controle do Trafego Aéreo. Tem uma abrangência de uma área de 400 Km de raio, dentro da qual as Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goias e Paraná.
"Ao analisarmos detalhadamente o pleno êxito no cumprimento de nossa missão ao longo desses vinte e sete anos de existência, concluímos que tal resultado é fruto do trabalho de valorosos  profissionais obstinados em alcançar a perfeição na execução de suas tarefas e os quais integram nossa organização." Disse o Capitão Darlan Rodrigues do Nascimento, comandante do Destacamento.

Durante a solenidade militares da ativa e reserva e civil receberam homenagens por contribuírem de certa forma o Destacamento na realização de sua missão. Dois militares receberam prêmio destaque do ano o 3º Sargento Eron e Cabo Gustavo Contreva pelos serviços prestados no ano de 2014. O 2º Sargento Edson Barbosa recebeu medalha pelos dez anos de bons serviços na Força Aérea. Um Coronel de Reserva Aviador e o Senhor Milton Perches Filho recebeu titulo de amigo do DTCEA-TNB. O Comandante do DTCEA Capitão Darlan recebeu uma homenagem do Sargento da Reserva Paulo Roberto Cabral, do seu filho Calebe Cabral e do Suboficial Moura. E o comando do DTCEA entregou uma lembrança para o Ten-Cel Marques.

Os militares homenageados 

"Não podemos esquecer aqueles que indiretamente contribuíram para o êxito de nossa missão, nossas famílias, as quais aceitam, por várias vezes, a ausência dos seus entes queridos, sofrendo silenciosamente por essas ausências, mas nos apoiando em nossas escolhas e decisões, nos amparando e incentivando nos momentos difíceis." finalizou o Capitão Darlan

Momento da entrega da homenagem do Sgt Cabral e de seu filho Soldado Calebe
ao Cap Darlan comandante do DTCEA-TNB