terça-feira, 31 de março de 2015

ENTREVISTA: Padre Gouvea comenta sobre a Semana Santa

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
Fotos: Renan Contrera/Acervo
Padre Gouvêa esta em Tanabi desde 2012
Com o intuito de tirar algumas duvidas sobre a Semana Santa o Blog entrevistou o Padre Luiz Antônio Gouvêa, pároco da Nossa Senhora da Conceição. Numa conversa bem descontraída ele explicou sobre a Semana Santa.

Padre Luiz Antônio Gouvêa é natural de São Jose do Rio Preto morou em Mirassol onde cursou os ensinos fundamental e médio. Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Foi ordenado em 17 de dezembro de 1987. Esta na frente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição desde 2012.

A Semana Santa iniciou domingo 28 de março é celebrado o Domingo de Ramos. É uma tradição católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Termina no próximo domingo com Ressurreição de Jesus.

BLOG: Quando inicia a Semana Santa?
Pe Gouvêa: A Semana Santa se inicia com o Domingo de Ramos. Fazemos memória da entrada de Jesus em Jerusalém. Ele é o Nosso Rei, diferente dos reis deste mundo. Pois Ele mesmo disse: "O meu reino não é deste mundo".

BLOG: Qual a importância a Semana Santa tem para a Igreja e os fiéis?
Pe Gouvêa: Durante o ano temos grandes festas na Liturgia da Igreja, como Pentecostes, Sagrado Coração de Jesus etc. Mas a Páscoa ao lado do Natal são as duas maiores festas da Igreja.

BLOG: Qual o momento mais importante da Semana Santa?
Pe Gouvêa: Todas as celebrações da Semana Santa são importantes e riquíssimas em sinais e nos leva para a Ressurreição do Senhor.

BLOG: Quais atos que os fiéis devem ter na sexta-feira Santa?
Pe Gouvêa: A sexta-feira Santa é o único dia que não se celebra Missa, mas podemos comungar como as hóstias consagradas na quinta-feira Santa.

BLOG: Qual a finalidade de cada celebração da Semana Santa?
Pe Gouvêa: Toda grande festa exige uma grande preparação e cada celebração da Semana Santa nos leva para a grande celebração da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

BLOG: Que mensagem o Senhor deixa Padre?
Pe Gouvêa: Vamos nos preparar bem para celebrarmos a grande festa da vitória da vida sobre a morte. A Pascoa do Senhor.


ANUNCIO