segunda-feira, 18 de abril de 2016

Fieis celebram o Dia de Santo Expedido com missa

Renan Contrera

Fieis de nossa cidade celebraram em missa e procissão será realizada nas Paroquias da cidade em celebração ao santo das causas urgentes e protetor da Policia Militar do Estado de São Paulo. Doações de flores podem ser feitas para enfeitarem o andor para a procissão. E tem devotos que estão seguindo uma tradição de família.
Foto: Arquivo da família/Raul Giannini
Santo Expedito não tem uma data de nascimento conhecida, o que se sabe sobre ele, que era Romano, foi Senador de Roma, foi comandante da XII Legião Romana e, mesma nessa condição se converteu. Sabe-se que Expedito era líder competente, seu cargo era equivalente ao de general. Tornou-se famoso por manter a disciplina dos soldados e todos o respeitavam.

Raul Monteiro Giannini, 34 anos, continua com a tradição e devoção de sua família que começou com seu pai, Frederico Giannini Junior, em 1999 que procurou o Padre Mário Ustaszewski, pároco da Paroquia Nossa Senhora da Conceição na época, para celebrar a missa como ação de graça a Santo Expedido no dia 19 de abril, pois a missa comum no dia.

“Quase sem divulgação naquele ano, todos da organização e o Padre se surpreendera com o grande número de devotos que lotaram a missa, fazendo que o Padre Mário oficializasse no calendário da Paróquia essa data Missa festiva a Santo Expedido”, diz Raul Giannini, uns dos organizadores da missa.

Já em 2000 a foi introduzido na celebração a entrada da imagem e a queima de fogos e procissão.
Em 2011 Raul Giannini passou por período difícil de saúde descobrindo um câncer e pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito junta a Deus e hoje se encontra curado pós-cirurgia e tratamento.

“Desde mais jovem vendo a devoção de meu pai e estar na organização das missas e procissões me tornei devoto de Santo Expedido, também assim como toda a família”, comenta Raul.

Missas
Na Paroquia São João Batista e São Cristóvão terá um terço
às 18h00 na residência de Pedro Tiburcio na Avenida Antonio Lopes Cabrera, 401. Após o terço todos os presentes sairão em procissão até a Capela de Nossa Senhora de Fátima com a Missa.

Já na Paróquia Nossa Senhora da Conceição a missa será às 19h00 com entrada solene com a imagem de Santo Expedido sendo carregado por militares. E para aqueles que quiserem fazer seus pedidos podem levar escrito em um papel, depois será feita uma cerimonia de cremação. E para a doação de flores para o andor da imagem podem procurar as floriculturas de nossa cidade.



Fonte auxiliar: http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-expedito/122/102/