Com a acreditação, a unidade hospitalar passa a ser mais valorizada
Renan Contrera
A Santa Casa São Vicente de
Paulo de Tanabi passa por cursos de qualificação para que a unidade hospitalar
pleiteie e consiga o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A
qualificação dos funcionários e dirigentes da Santa Casa é realizada em
parceria com a empresa Gente&Gestão.
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Os funcionários passando pela formação para acreditação |
O certificado ONA mostra que
a unidade hospitalar atende aos critérios de segurança tanto para pacientes,
visitantes, funcionários, dirigentes e o corpo clinico. “No Brasil,
temos perto de 7 mil hospitais entre públicos e privados. Pouco mais de 300
deles têm a acreditação. É como se aquele hospital ganhasse a Copa do mundo
saber que todos os procedimentos estão dentro das conformidades”, explica o diretor executivo da Gente&Gestão, Silvio Fieno.
Em um ano e meio, a equipe
da Santa Casa será qualificada. Uma das etapas foi à aplicação de um curso para
o comitê que é formado por três membros da diretoria e 10 funcionários da Santa
Casa, onde irão contribuir com as próximas etapas.
“Ser referência no atendimento hospitalar de
Tanabi e região com profissionais qualificados e comprometidos, prestando
serviços de excelência com sustentabilidade e satisfação dos seus clientes”, afirma Edmilson Bezarra Souza da Costa, que irá tomar
posse nesta semana como presidente da Santa Casa.
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Edmilson da Costa que irá assumir a presidência da Santa Casa |
Ao termino de todo o
processo, um auditor será chamado e irá avalizar se a Santa Casa São Vicente de
Paula de Tanabi atende todos os requisitos e poderá receber a certificação.
Após obter a acreditação
ONA, a unidade passa a ser valorizada pelos pacientes, acompanhantes, funcionários
e parceiros. Onde uma unidade com acreditação ONA pode receber uma remuneração
maior dos parceiros.
O que é ONA?
A Organização Nacional de
Acreditação – ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que
certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do
paciente.
O objetivo da ONA é promover
um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e,
desta forma, melhorar a qualidade da assistência no País.
A ONA certifica organizações
prestadores de serviços de saúde (hospitais, ambulatórios, etc), serviços
odontológicos, programas de saúde e prevenção de riscos e serviços para a
saúde.
Fontes: Sociedade Vicentinos, ONA