sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SEMANA DA ASA - Força Aérea assume guarda do Momento aos Mortos da Segunda Guerra.

Renan Contrera 
renancontrera@hotmail.com
  
 Fotos:Divulgação/Força Aérea Brasileira

Iniciando as comemorações alusivas ao Mês da Asa, celebrado ao longo do mês outubro, realizou-se, no dia 1 de outubro, a solenidade de Troca da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. A Força Aérea Brasileira (FAB), representada por uma Companhia do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ), rendeu o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, que, durante o mês de setembro prestou honras militares junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido e guardou o recinto do Monumento, mantendo a ordem, a vigilância e a segurança.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Terciotti, e teve a presença do Major-Brigadeiro do Ar R1 Rui Barbosa Moreira Lima, veterano da Segunda Guerra Mundial. Ex-combatentes e veteranos também prestigiaram o evento.
Durante a cerimônia, o Capitão Osias Machado da Silva, Vice-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, foi agraciado com a Condecoração de Oficial da Ordem Nacional do Mérito da França. 
A entrega da Medalha foi acompanhada, ainda, por Jacques Boulieu, Presidente da Associação Francesa da Ordem Nacional do Mérito no Brasil, e por Roland Jean Jacques Melo, Presidente da Associação Francesa dos ex-Combatentes no Brasil. No momento da entrega da condecoração, foi realizada a leitura de uma carta assinada pelo Presidente da França, Nicolas Sarkozy:
“Esta prestigiosa distinção lhe foi concedida sobre minha cota pessoal em recompensa pela qualidade dos serviços prestados ao nosso País e pelo interesse que até hoje o senhor Presidente manifestou com a França”, afirmou o presidente Francês em trecho do documento.
Participaram também da cerimônia militar estudantes do Colégio Brigadeiro Newton Braga, instituição de Ensino Fundamental, Médio e Técnico mantida pelo Comando da Aeronáutica no Rio de Janeiro, e integrantes do Projeto Renascer, iniciativa do Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ).
Após a solenidade foi realizada demonstração de ação pronta-resposta com uso de cão farejador.
Fonte: III COMAR



Veja mais fotos da Cerimonia Militar.