quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comandante da Fumaça completa 300 demonstrações

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


Fotos: Esquadrilha da Fumaça 

Ten Cel Av. Esteves nos 60 anos
 da Esquadrilha da Fumaça
Comandante e Líder da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente Coronel Aviador Wagner de Almeida Esteves está no seu segundo ano de comando. Ao pousar na Academia da Força Aérea (AFA), no dia 6 de julho, após a demonstração em homenagem aos cadetes da AFA na Cerimônia de Entrega do Espadim, o Cel Esteves atingiu a expressiva marca de 300 demonstrações na Fumaça.
O fumaceiro pertenceu à equipe de 2000 a 2004 e voou nas posições de #2 Ala Direita e #7 Solo. Nesse período, voou em 150 exibições e participou de grandes missões, como a que coloriu de verde a amarelo o céu francês, acima da Torre Eiffel, em Paris, no ano do Brasil na França, em 2006.
Em dezembro de 2010, foi o escolhido para retornar ao Esquadrão com a missão de comandar por dois anos o grupo e voar na posição de #1 Líder, que define como “o responsável pela dinâmica do voo de demonstração aérea, tornando-se um facilitador para aqueles que voam ao seu lado e com a responsabilidade de conduzi-los com segurança até o próximo pouso”.
De lá pra cá, foram mais 150 apresentações que totalizam o número que o faz comemorar: “Mesmo sendo a quantificação a base do nosso ofício, é sempre hora de celebrar também o que não conseguimos quantificar. Seria impossível contabilizar quanto de orgulho e felicidade mora em cada um de nós que já vestiu as cores do Esquadrão de Demonstração Aérea. Não podemos contar quantas letras foram escritas nos céus, muito menos o que elas já provocaram...”
Em seu comando, também tem tido oportunidades de participar de diversas missões relevantes mas, certamente, o desafio mais marcante foi estar à frente da equipe neste ano em que a instituição completou seus 60 anos de criação e que foi realizado um evento de repercussão nacional. “É momento de enaltecer a história e sempre pensar no futuro. Vida longa ao EDA!” – comemorou durante a solenidade de aniversário.
Todos nós fumaceiros parabenizamos nosso Comandante, desejando que lidere muito mais voos na Fumaça, comandando o famoso “Fumaça... Já!!
Liderando a Esquadrilha no voo de dorso sobre a costa nordeste do Brasil
Com o público após voo em comemoração aos 60 anos do EDA
Com sua equipe
Na solenidade alusiva ao aniversário do EDA

Fonte: Esquadrão de Demonstração Aérea | Esquadrilha da Fumaça