quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ÁGATA 5: Militares da FAB visitam pacientes do Instituto do Câncer do RS

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
                                                                  Foto: Agencia Força Aérea/Sgt Bruno Batista

Militares da Força Aérea Brasileira que participam da Operação Ágata 5 realizam várias ações de apoio à população. A FAB chama essas atividades de Ações Cívico Sociais, ou simplesmente  (ACISO), no jargão militar. No início desta semana uma dessas ACISO marcou muito a lembrança de todos os militares envolvidos.  Na terça (14/8), fizeram uma visita ao Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul, uma entidade filantrópica que atende 1,3 mil pacientes de oncologia em Porto Alegre. As crianças conversaram com os militares, ganharam revistas em quadrinhos da turma do Fabinho, desenhos para colorir e aviões de brinquedo feitos de isopor. 
“É muito bom esse aviãozinho”, disse Raí Eduardo Flores, de sete anos de idade. Um dos mais animados com o brinquedo, Raí passou por um transplante de medula óssea em outubro de 2011. “Ele é um menino muito feliz e está se recuperando bem”, afirma Luciane Flores, a mãe. Ela e Raí viajaram de Agudos, no interior do Estado gaúcho, para obter o tratamento em Porto Alegre. 

O Instituto foi fundado em 1991 e fica dentro do complexo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É uma referência para o tratamento do câncer na Região Sul do País - atinge um índice de cura de 70% nos casos atendidos. “O material cedido pela Aeronáutica vai ajudar muito na recreação das crianças, o que é um fator importante para a recuperação”, afirma a professora aposentada Maria do Carmo Sommer Martins, que trabalha como voluntária no instituto. Maria do Carmo ajudou os pacientes a montar os aviões de isopor. “Já estou me sentindo uma engenheira aeronáutica de tanto montar aviões”, brinca. “É uma atividade extremamente gratificante para nós da Força Aérea”, afirma o Major Aviador Bruno Pedra.


Fonte: Agência Força Aérea