sexta-feira, 26 de abril de 2013

Portal da Segurança divulga indicadores policiais inéditos

Todo mês, o site da Secretaria da Segurança Pública publicará ocorrências de porte de entorpecentes, apreensão de drogas, porte de arma e número de flagrantes. Além disso, outros itens que antes eram divulgados a cada trimestre também terão publicação mensal

Renan Contrera 
renancontrera@hotmail.com 


O novo link facilita a busca dos dados

Buscando ampliar cada vez mais a transparência na divulgação das estatísticas criminais e a ação de suas polícias, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) passou a publicar neste mês, em seu site, quatro novos indicadores de produtividade policial: ocorrências de porte de entorpecentes, apreensão de entorpecentes, porte de arma e número de flagrantes lavrados. São informações inéditas, que nunca haviam sido contabilizadas no site da SSP.
Além disso, outros dados que antes eram divulgados apenas a cada trimestre também têm agora publicação mensal - número de infratores (menores de idade) apreendidos em flagrante e por mandado, quantidade de pessoas (adultos) presas em flagrante e por mandado, armas de fogo apreendidas, total de prisões efetuadas, soma de inquéritos instaurados e número de veículos recuperados.
Os dados recém-inseridos, que seguem a Resolução 160 da SSP, referem-se aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2013. Com as mudanças, agora são 32 indicadores atualizados sempre no dia 25 de cada mês - antes, eram 20.
É importante lembrar que, excetuando estes 32 índices, os demais dados continuam sendo divulgados nas "estatísticas trimestrais" do site da Secretaria da Segurança Pública.
Ao todo, com os dados mensais e trimestrais, a SSP oferece ao cidadão uma "cesta virtual" com mais de 60 indicadores.
Produtividade policial
A novidade traz a conhecimento público que neste primeiro trimestre de 2013 as polícias de São Paulo atenderam a 8.126 ocorrências de porte de entorpecentes, foram responsáveis por 1.181 apreensões de drogas, fizeram 29.403 flagrantes e participaram de 1.765 casos de porte de arma de fogo.
Navegação mais moderna
Para facilitar também a navegação no portal da SSP, o Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) modernizou o sistema de consulta aos dados estatísticos do Estado de São Paulo.
Na home do site, o link "estatísticas mensais - novo" leva o leitor a uma página com quatro "campos" - anos, regiões, municípios e delegacias - que tornam a pesquisa dos indicadores de criminalidade mais prática.
O formato anterior, entretanto, ainda continua disponível para pesquisa no link: http://www.ssp.sp.gov.br/estatistica/porLocal.aspx. Assim como existe uma versão exclusiva para consulta em smartphone.
Pioneirismo
A SSP começou a publicar em 1995 as Estatísticas da Criminalidade. Desde 2011, a divulgação dos dados dos 645 municípios paulistas é mensal, por área, município e unidade policial. São Paulo foi o primeiro Estado brasileiro a adotar esta medida.
O pioneirismo também aconteceu na divulgação dos dados de criminalidade contra a mulher. Além disso, em janeiro do ano passado, a Resolução 160 incluiu na publicação os indicadores de homicídios dolosos por acidente de trânsito e o número de vítimas fatais.