sábado, 28 de março de 2015

PM lança campanha para conscientização de doação de medula

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
Fotos: Divulgação
No ultimo dia 26 de março o Comando do Policiamento do Interior - 5 (CPI-5), iniciou a Campanha "Doar é legal - Batalha pela vida". Ação é uma parceria com o Hemocentro de São Jose do Rio Preto. O lançamento ocorreu no teatro do SESI com presença de várias autoridades civis e militares.

Cerca de 99% das pessoas acreditam que para realizar o cadastro e doação é necessário que lhe enfiem uma agulha na medula espinhal, confundindo medula óssea com espinhal. Por esse motivo é necessário, expandir a divulgação da informação correta, de que, hoje em dia, você pode doar medula de forma igual a uma doação de sangue, sendo utilizado uma punção na veia do braço. 

Vale destacar que a probabilidade de se encontrar doador compatível é 1 para 150.000. O transplante salva muitas vidas, como a do Tenente Anderson Nunes (que venceu uma batalha pessoal contra a leucemia). Ele deu o seu testemunho e expôs a realidade de muitos pacientes que precisam deste tipo de transplante, durante o lançamento do evento da campanha no Comando de Policiamento do Interior 5. 
Ten PM Anderson deu seu testemunho



O intuito dessa ação não é só aumentar o número de doadores cadastrados, mas também conscientizar toda a população sobre a importância do tema, já que as enfermidades podem ser curadas através do transplante. Além de esclarecer os mitos, as verdades e as dúvidas que norteiam o assunto. 

Para que campanha atinja um grande número de cadastrados, foram confeccionados vários materiais informativos como folders, cartazes, outdoors, camisetas, adesivos e vídeos para melhor esclarecer a sociedade. 

O chefe do Hemocentro de Rio Preto fez uma breve explanação sobre o transplante da medula e sobre o uso do cordão umbilical, sanando as dúvidas do público presente. Por fim, duas mulheres da região que doaram medula e salvaram a vida de dois pacientes foram homenageadas no evento.

Fonte e Fotos: Comando do Policiamento do Inteiror - 5