sexta-feira, 3 de julho de 2015

Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado em Tanabi

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
Fotos: Renan Contrera
Bombeiros e os alunos 
Ontem dois de julho foi comemorado o dia do Bombeiro Brasileiro, data que se iniciou a atividade de Bombeiro no Brasil. Em várias unidades da corporação o dia foi comemorado, em Tanabi não foi diferente, com a participação do efetivo e alunos de uma escola municipal que conheceram a Base de Bombeiros de Tanabi bem como as viaturas e os equipamentos.

Há 159 anos a atividade de Bombeiro se iniciava no Brasil, após grandes números de sinistros registrados em São Paulo e no Rio de Janeiro, por um decreto o imperador Dom Pedro II instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Por advento da República recebeu o nome de Corpo de Bombeiros. E para oficializar a importância da profissão desde 1954 por um decreto presidencial o dia 02 de julho deve ser dedicado a homenagear os profissionais desta área.

As unidades da corporação no Estado de São Paulo estão na “Semana de Prevenção Contra Incêndio”, nesta semana os Bombeiros realizam várias atividades como simulado de incêndio, orientação ao publico e como outras.

Em Tanabi a comemoração do Dia do Bombeiro iniciou as 08h00 com o hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, com o canto do Hino Nacional e a Canção do Bombeiro. Com a presença do efetivo e dos alunos da CMEI Sergio Batocchio Gonçalves, cerca de 20 alunos com os seus professores acompanhara o ato cívico, tomaram café da manha com os Bombeiros e posteriormente conheceram o prédio, equipamentos, viaturas e a rotina da corporação. “Para as crianças é um incentivo de profissão e na vida deles”, comentou Lilian Tangerina, coordenadora da CMEI Sergio Batocchio.

Ocorrências
Desde janeiro até o mês de junho a Base de Tanabi atendeu cerca de 4780 telefonemas, 862 ocorrências sendo 67 incêndio, 113 salvamento, 327 resgate e 355 outros tipos de ocorrências, 296 vitimas com vida foram socorridas e 5 vitimas fatais. Segundo os Bombeiros os números de ocorrências tiveram queda e isto se pelo trabalho de prevenção realizado na comunidade tanabiense. “A gente trabalha muito com prevenção e com certeza esse resultado se da através da prevenção”, comenta Sargento De Oliveira, comandante da Base de Bombeiros de Tanabi.