quarta-feira, 1 de julho de 2015

Jovens se formam soldados na Força Aérea Brasileira

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
Fotos: Renan Contrera
Amigos e familiares de Wellington 
prestigiaram a formatura
Ocorreu na ultima sexta-feira, 26 de junho, a formatura de 143 soldados na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo. Sendo que quatro jovens são de Tanabi e irão servir no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi (DTCEA-TNB), conhecido como “Base Aérea”. Durante 4 meses os novos soldados participaram de instruções peculiares do campo militar, incluindo tática de combate terrestre, atividades de campanha e segurança do trabalho.


A solenidade militar alusiva a Conclusão do Curso de Formação de Soldados da 1ª Turma de 2015, se iniciou com um culto econômico em ação de graças com representes da Igreja Católica, Igreja Evangélica e Espirita. Depois no pátio do Batalhão de Infantaria ocorreu a formatura dos 143 soldados, presidida pelo Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, comandante da Academia da Força Aérea, contando com presença de militares do comando da AFA e autoridades civis da região.

Quatro jovens de Tanabi se formaram e estão servindo no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi. Que tem como missão de fornecer os meios técnicos de visualização radar e de telecomunicação para o Primeiro Centro Integrado de Defesa do Espaço Aéreo e Controle do Trafego Aéreo.
Rodolpho com pai Sargento
 Da Matta e familiares

Os jovens são:
Gabriel Gois França;
Rodolpho Rodrigo Medeiros da Matta;
Vinicius Augusto do Nascimento;
 Wellington Assunção Françoso.

A formatura ficou marcada pela emoção e orgulho do Terceiro Sargento Especialista Silvano da Matta que serve no DTCEA-Tanabi, pois seu filho se formou e segue o mesmo caminho que fez para chegar aonde esta. “Vendo meu filho escolher a mesma profissão que eu e fazer o mesmo caminho que um dia escolhi, é um grande orgulho e satisfação de ver vestindo o azul da Força Aérea Brasileira. É o primeiro de muitos degraus de vitória na vida dele”, comentou Sargento Da Matta.

E para seu filho Rodolpho da Matta é “uma grande realização estar usando do famoso ‘manto sagrado’, mais acima de tudo por estar seguindo os passos do meu pai, isso é uma grande honra, pois desde pequeno eu já me espelhava nele por ser um grande homem e até hoje continuo me espelhando nele”, disse Rodolpho. E completou “Orgulho de ser soldado e pertencer a Força Aérea Brasileira”.

Soldado Gabriel com seus familiares e amigos

Estes soldados foram selecionados através do Serviço Militar que consiste no exercício de atividades especificas desempenhada pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). O serviço militar é obrigatório conforme o prescrito no artigo 143 da Constituição Federal, portanto, todo jovem brasileiro, do sexo masculino, deve realizar seu alistamento no período de 1º de janeiro ao ultimo dia útil do mês do ano em que completar dezoito anos.

Fonte complementar: Diretoria de Serviço Militar do Exercito Brasileiro