quarta-feira, 29 de julho de 2015

Inscrições para o FIES abrem segunda e com novas regras

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br


O Ministério da Educação (MEC) divulgou a data de abertura das inscrições para estudantes que pretendem obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que começa na próxima segunda-feira 3 de agosta até na quinta-feira 6 de agosta as 23h59E novas regras foram divulgadas para que os estudantes obtenha o financiamento.
                                                                Imagem: MEC
Esta nova edição do FIES terá mudanças para que os estudantes obtenha o financiamento. As inscrições serão em uma única etapa pela internet, podem se inscrever estudantes que não tenham concluído curso superior, renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos e ainda ter participado de algumas das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2012 e a nota mínima de 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação.

O novo sistema para a seleção para o FIES usará as notas do Enem para classificar e assim liberar o financiamento. No segundo dia de inscrições, o sistema apresentará as notas de cortes parciais para cada curso. A nota de corte é a nota mínima que mantém o candidato entre os selecionados em algum curso, com base no número de vagas e no total de inscritos.

O resultado será divulgado no dia 10 de agosto, os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré-selecionados na chamada única e devem concluir o processo no Sistema Informatizado do FIES (SisFies), no período de 13 a 22 de agosto. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Seleção do FIES (FiesSeleção).

Aditamento

Os estudantes que não realizaram o aditamento do FIES do primeiro semestre de 2015 no tempo estipulado poderão realizar a partir do dia 3 de agosto. O prazo para o aditamento era até dia 20 de julho.

Segundo o MEC dos 1,9 milhão de contratos, menos de 100 mil não renovaram o financiamento, os estudantes terão a chance de fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre.

Fonte: Ministério da Educação, ECB