terça-feira, 28 de julho de 2015

Prefeitura realiza recape de ruas em diversos pontos da cidade

O recape já esta na segunda fase e uma terceira será realizada e o Residencial De Paula receberá atenção especial após protestos.

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Obras esta realizando a segunda fase de três de recape de ruas da cidade. Na primeira fase cerca de 40 ruas receberam o recapeamento asfáltico. Esta obra ocorre através de convênio firmado com o Ministério das Cidades. Uma terceira fase será realizada, mas como o projeto sofreu alterações ainda não tem previsão de inicio. E o Residencial De Paula receberá atenção especial após moradores em protesto comemorarem aniversário de cincos anos dos buracos no bairro tendo repercussão nacional.
                                                                Fotos: Renan Contrera/Celular
Vários pontos da cidade receberam o recape.
Cerca de 40 mil metros de vias urbanas foram recuperados na primeira fase do projeto de recuperação de ruas realizada pela Secretaria de Obras da Prefeitura, nos próximos dias esta primeira fase ira terminar e iniciará a segunda fase, onde 12 mil metros serão recapeados. “Neste momento vamos recuperar o asfalto de aproximadamente 40 mil metros quadrados de vias urbanas e depois iremos trabalhar em outros aproximadamente 12 mil metros restantes”, anunciou Maria Isabel Lopes Repizo, Prefeita Municipal de Tanabi.

A Prefeitura em convenio com o Ministério das Cidades para a realização desta obra que esta e irá beneficiar moradores de vários bairros da cidade e assim deixando a locomoção destes moradores ainda melhor. Na primeira fase do projeto cerca de R$250 mil reais e na segunda 602 mil reais foram investidos e na terceira fase será R$249 mil reais, esta terceira fase sofreu uma mudança na nomenclatura e não tem previsão para inicio.

Esta sendo utilizado para o recapeamento das ruas é o asfalto tipo CBUQ (Cimento Betuminoso Usinado Quente), este tipo de asfalto é o mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. Os pavimentos são compostos por várias camadas, o revestimento que recebe e transmiti a carga dos veículos, além de servir de proteção contra o intemperismo.

“O CBUQ normalmente composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um ligante (CAP – Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo e a mistura dos agregados com o ligante realizado quente em uma usina de asfalto e transportado até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados onde é lançado por equipamento adequado chamado de Vibro Acabador”, explicou a assessoria da Secretaria de Obras.

Residencial De Paula receberá atenção especial

Atenção Especial

Foi anunciado que o Residencial De Paula recebera atenção especial após protestos realizados por moradores do bairro, tendo repercussão nacional quando os moradores comemoram 5º aniversário dos buracos. Segundo o arquiteto Henrique Miziara, a verba destinada para as obras no bairro já esta empenhada, “Na Caixa Federal existe algumas exigência, por exemplo, no projeto colocamos recape, porém pelas péssimas condições do asfalto, os técnicos pediram que fosse alterado para pavimentação”, explicou Henrique.

A Prefeita Bel, como é conhecida, disse que até o final do ano ira resolver o problema do bairro. “No começo do ano os moradores do bairro fizeram um protesto para marcar os cincos anos dos buracos  no bairro, agora imagine, eu estou há três anos e meio na administração, mas como já disse, vamos atende-los até dezembro”, finalizou prefeita.

Fonte: Blog do Julião